sábado, 2 de setembro de 2017

70 anos

70 anos da Constituição Apostólica
(O artigo é uma reflexão para aprofundarmos na análise
 baseada nos documentos).

Os Institutos Seculares de Vida Consagrada celebram com alegria sua  marca na história, os 70 anos da oficialização do Documento “Provida Mater Ecclesia.”

 Em 2 de fevereiro de 1947, o Papa Pio XII fazia valer sua Constituição Apostólica Provida  Mater  Ecclesia. Esse documento é a base jurídica pela qual a Igreja reconhece, ao lado das Ordens Religiosas tradicionais, a “Vida Consagrada Secular”,  pois a partir daí os Institutos Seculares ganham um espaço reconhecido pela Igreja.
 Nas palavras de São João Paulo IIos membros dos Institutos Seculares encontram-se, por vocação e missão, no ponto de encruzilhada entre a iniciativa de Deus e a expectativa das criaturas: a iniciativa de Deus - que eles levam ao mundo através do amor e da íntima união a Cristo; a expectativa das criaturas – que seus membros compartilham a condição quotidiana e secular dos seus semelhantes, assumindo as contradições e as esperanças de cada ser humano, sobretudo dos mais frágeis e sofredores”.
 Os Institutos Seculares são “o sinal de uma Igreja amiga dos homens, capaz de oferecer consolação a diversos tipos de aflição, pronta a sustentar todo o verdadeiro progresso da convivência humana, mas ao mesmo tempo, intransigente contra qualquer opção de morte, violência, falsidade e injustiça”.
O Papa Pio XII reconhecia o valor dos Institutos, por isso assinou essa Constituição Apostólica, na qual afirma: “Os mais antigos desses Institutos deram provas de seu valor; mostraram, por obras e fatos que, graças à escolha prudente e severa dos membros, a uma formação cuidadosa e demorada, a uma regra de vida adequada, firme e maleável, por um chamado especial de Deus e com sua graça pode-se fazer, mesmo em meio ao mundo, uma consagração de si ao Senhor, estrita e eficaz, não só interior, mas também exterior e quase religiosa, tornando-se assim utilíssimo instrumento de presença e apostolado(10).

Os Institutos Seculares
CONSAGRAÇÃO SECULAR = Secularidade CONSAGRADA
A Identidade dos Institutos Seculares se exprime em três palavras:
Secularidade, Consagração e Apostolado

As três dimensões da vocação.

Os Institutos Seculares são uma forma de vida consagrada suscitada pela força do Espírito Santo que sempre rejuvenesce a Igreja e inspira novos empreendimentos para novas realidades.
Os membros dos I.S. são grupos de pessoas que, conservando a sua identidade laical, procuram viver plenamente a sua consagração batismal, consagram-se a Deus e ao seu Reino, comprometendo-se em viver os Conselhos Evangélicos no meio do mundo.
A consagração se expressa pela profissão dos conselhos evangélicos e é consequência da radical opção pelo seguimento a Jesus Cristo que durante sua vida terrena teve Deus como único amor (= castidade); Deus foi seu único bem (= pobreza); e o fiel cumprimento da vontade do Pai foi a única vontade (= obediência). Vivendo os valores do Evangelho, fiéis a Cristo, sendo presença de Igreja no mundo em qualquer exercício profissional digno como meio de sobrevivência e como espaço da missão e testemunho do Reino celeste.
O Papa Paulo VI (26/09/70) afirmou:
 “Pertenceis à Igreja a título especial, o vosso título de secularidade consagrada.”
Fundamentação
Os Institutos Seculares se fundamentam nos documentos do magistério da igreja:
  • O Papa Pio XII e a Constituição Apostólica “Provida Mater Ecclesia” (1947).
  • O Motu Próprio “Primo Feliciter” (1948).
  • Código do Direito Canônico (cânones 710-739).
  • Instrução “Cum Sanctíssimus” – Concílio Vaticano II.
  • Discursos dos Papas Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI.
  • “Perfectae Caritatis” (n.º 11) – Concílio Vaticano II.
  • Exortação Apostólica “Vita Consecrata” (n.º 10).

Organização
Os Institutos Seculares são organizados em Conferências de nível:
Mundial – CMIS (Conferência Mundial dos Institutos Seculares);
Continental – CISAL (Conferência dos Institutos Seculares da América Latina);
Nacional – CNIS  (Conferência Nacional dos Institutos Seculares); e
Regionais – CRIS (Conferência Regional dos Institutos Seculares).
Iria Urnau
Pedagoga,
 Membro e Coordenadora do Instituto Secular São Francisco de Sales.

Fone: (51) 98456-6271

Nenhum comentário:

Postar um comentário