segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Retiro anual 2020


V + J
(Viver mais Jesus)

RETIRO ESPIRITUAL
Instituto Secular São Francisco de  Sales
O Instituto SFS em seu retiro anual, busca nas fontes dos seus Patronos - os dois grandes Santos: Francisco de Sales e Joana de Chantal - inspiração para vida diária de Santidade.
Neste ano o retiro teve como tema: Amizade Salesiana - um caminho à santidade.
O tema foi exposto para reflexão em 3 grandes fases durante 5 dias. Aqui só vai  uma perícope.
 Introdução
Durante os anos de sua amizade espiritual, Joana de Chantal e Francisco de Sales foram conduzidos a um amor total a Deus e ao serviço a seu povo. Isso os ajudou a desenvolver mutuamente as melhores qualidades de um ser humano.
O aspecto genial da Espiritualidade Salesiana consiste em ajudar os seus seguidores a assimilarem, verdadeiramente, a passagem do Evangelho de Mateus 11,29: “...Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”. Ao colocar-se no caminho de tornar-se manso e humilde como Jesus, a conduta de uma pessoa muda gradual e consistentemente. Isso leva a assimilar a mentalidade de Cristo como o desenvolvimento natural de sua condição humana.
1. FRANCISCO DE SALES
Francisco de Sales, embora sendo bispo da Igreja, era também um homem com muitas ocupações e relacionava-se com um grande número de pessoas, das mais diversas profissões e ocupações. Ele demonstrava-se sumamente bem-educado nas relações com os outros. Sentia-se à vontade em toda a parte. Desse modo, ele era capaz de compreender as dificuldades concretas das pessoas e sempre buscava um meio de ajudá-las. Com muitas pessoas ele mantinha correspondência dando orientação espiritual em situações concretas. Diante de todo seu empenho pastoral, o tempo lhe era algo escasso. Não obstante, ele escrevia, diariamente, cerca de vinte cartas, aproveitando todo pequeno intervalo possível, em meio aos afazeres, totalizando assim o seu epistolário, em cerca de vinte mil cartas.
Em suas cartas ele manifesta sensibilidade pelas necessidades das pessoas, mas também firmeza, revestida de uma gentileza muito apreciada. Ele tinha uma clara visão das suas prioridades; o estado de vida de uma pessoa (quem era casado, por exemplo) requeria determinadas condutas e implicava em responsabilidades específicas.

2. JOANA DE CHANTAL 
         Joana de Chantal é um bom exemplo de pessoa que se deixou orientar pelo bispo Francisco. Que libertação ela experimentou depois de que Francisco se tornou seu diretor espiritual, em 1604!
Quando assimilou a máxima de Francisco - “Tudo por amor, nada à força” - Joana floresceu. Gradualmente, ela deixou seu perfeccionismo; até suas tentações contra a fé tornaram-se um auxílio para desfazer-se de sua vontade própria. Quando Joana pediu uma norma de vida, Francisco disse: “É melhor amar a obediência do que temer as consequências de desobediência. Deixe que seu espírito esteja livre”.
Francisco desafiou Joana para que crescesse, e ela o fez. Tornou-se disposta a tudo, buscando sempre realizar a vontade de Deus. Tudo mudou na vida dela, pois vivia agora uma situação muito distante da mulher desolada e inquieta de antes. “Felizes os corações que são flexíveis, porque nunca vão quebrar”. Essa máxima de Francisco de Sales seria uma grande luz na vida de Joana de agora em diante.
Em junho de 1609 pela primeira vez Joana conseguiu aproximar-se do seu pai para contar-lhe os planos para a fundação da Visitação e obter o consentimento dele para mudar-se para Annecy. A conversação deles foi difícil, e Benigne Fremiot só concordou depois de que lhe foi assegurado que Francisco de Sales tinha recomendado esse procedimento.
O sub-tema do retiro foi: o “Coração de Jesus” e as revelações à Santa Margarida Maria Alacoque uma das irmã da Visitação, colega de Stª Joana.  As Irmãs da Visitação foram fundadas por  Francisco de Sales. Neste ano celebramos os 100 anos de canonização de Stª Margarida  Alacoque.
Nos mês seguinte escrevo mais.
 Saudações!
Iria Urnau


Nenhum comentário:

Postar um comentário