sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

NATAL DE JESUS

 

“Glória a Deus no mais alto dos céus

e paz na terra aos homens que Ele ama.”

(Lc 2,8-14)

 Nos tempos atuais, em nossas experiências, nosso grau de fé, o ambiente social e cultural em que vivemos, o Natal nos traz o melhor presente que poderíamos receber, na verdade, a melhor notícia que podemos anunciar ao mundo de hoje, e que Deus tem para cada um de nós. Nela se encontra a verdade muito profunda capaz de transformar a nossa vida aqui na terra e por toda a eternidade: “nasceu hoje um Salvador, que é o Cristo-Senhor”.

 No período do Natal milhões de pessoas quebram suas rotinas para decorar suas casas, enviar cartões de boas festas, organizam ceias familiares ou nas empresas, entoam ou ouvem cantos de melodias natalinas, até fazem longas viagens de visita a amigos e parentes.

 O brilho e o som de Natal estão em toda parte, não dá para ignorar, tudo isso porque Deus nos ama. Mas surge uma inquietação: por que há tanta guerra e não há paz entre a humanidade? Só uma resposta: as pessoas ainda não acolheram verdadeiramente o Salvador, o Cristo-Senhor. E a sociedade se autodestrói, Jesus que nasceu para todos, não é escutado, sua mensagem, seu Evangelho não tem lugar na vida moderna.

 Jesus, o maior presente de Natal, pode ser para você um início de uma nova vida. SFS ensina: cada dia, em cada pequeno ato, um recomeço para reavivar a esperança e a fé; no início a fé e no final só gratidão.

Um feliz e Abençoado Natal a todos os leitores.

 

Cordialmente,

Iria Urnau - Coord. Instituto Secular SFS

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Duplo Jubileu

 


“A
Vida Consagrada será, para nós,

momento de evangelizar a própria vocação

e de testemunhar a beleza do seguimento de Cristo”.

 

 Duplo Jubileu

·        80 anos de Fundação

·        60 de Reconhecimento Diocesano - Viena /Áustria


Tudo se resume pelo SIM

Pelo Sim de Maria, a Salvação entrou no mundo.

Jesus, o nosso Salvador e mestre, é o que move o coração de todos os consagrados.

Nosso instituto não é diferente. Rendemos graças a Deus pelas pessoas que há 80 anos escutaram e assumiram esse Chamado e começaram o Instituto.

Na Igreja de Santa Anna em Viena/Áustria, moças solteiras em busca de orientação espiritual e aprofundamento de sua vida cristã se reuniram num grupo.

Padre Francisco Reisinger OSFS, começou seu apostolado inspirado em São Francisco de Sales. E se utilizou da base, o livro da Filoteia de SFS.

Como o objetivo era o apostolado leigo, uma construção de uma vida interior profunda, a base seria o espírito de São Francisco de Sales, as orientações dele mesmo contidas neste livro.

Após uma jornada de estudos e formação, no dia 4 de junho 1944, doze delas oficializaram seu “SIM”, fazendo os votos de consagração. Assim se resume o começo de nosso Instituto.

O nosso Carisma é: Viver a Espiritualidade de São Francisco de Sales e os Conselhos Evangélicos no meio do mundo.

Conforme o fundador, a intenção é “O fio condutor do nosso pensar e o método do nosso atuar: ser uma comunidade vivente no mundo, com profunda vida interior e zelo por Cristo e seu Reino.”

Os Institutos Seculares se fundamentam nos documentos do Magistério da Igreja.

Segundo o Direito Canônico (Nº 710-740), os Institutos Seculares apontam para um novo e original estado de vida consagrada no meio do mundo, respondendo como vocação e missão no contexto sociocultural secularizado.

O reconhecimento jurídico da Consagração Secular pela Igreja se deu em 1947, pela Constituição Apostólica “Provida Mater Ecclesia”, pelo Papa Pio XII’ e o Documento Papal Motu Próprio Primo Felicite (1948).

O Consagrado Secular deve buscar levar uma vida de perfeição cristã, em todo tempo e lugar. Tem a missão de Cristianizar as famílias, as profissões e a sociedade, exercendo o apostolado de múltiplas formas.

         Somos herdeiros de uma esperança dos que tiveram a coragem de sonhar e começar. E nós hoje queremos cantar louvores pelo nosso Instituto: 80 anos de fundação e 60 anos de reconhecimento pela igreja.  Minha gratidão a todas e a cada uma, pelo esforço e colaboração que nesta data comemorativa pudemos vivenciar.

sábado, 16 de março de 2024

Tempo Quaresmal

 


“Para receber a glória de Deus em nossos corações, é preciso mantê-los vazios de nossa própria glória”. SFS

V+J     

Saudações coirmãs e associadas para, através desta nossa Comunicação, criar os laços de unidade na fraternidade. A data já nos mostra que estamos na liturgia da Quaresma e, sintonizando esse tempo vamos refletir um pouco sobre o mesmo. Somos convidados a preparar-nos interiormente, através da oração mais profunda e atenta, numa abertura de coração e olhar para Cristo, oferecer o nosso sofrimento unido ao de Jesus, no sentido da Quaresma.


A quaresma é a caminhada de Jesus em vista da Páscoa, Cristo nossa PÁSCOA - “Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e Nele exultemos!” (Sl, 117). Jesus tinha uma meta: fazer a vontade do Pai para redimir a humanidade, passando pelo Calvário, a Cruz e a Ressurreição. A dor e o sofrimento tem resposta racional, mas também emocional e o consolo da misericórdia do Pai. Jesus sentia a presença de Deus junto de si, à qual era obediente, por amor à humanidade.

Na quaresma temos a oportunidade de nos unir a Jesus que nos acolhe em seu amor. João Batista e os dois discípulos ouvindo a declaração “Eis o cordeiro de Deus!”, O seguiam. Jesus voltou-se para eles e perguntou: Que procurais? (Jo 1,37-38).

E nós, o que procuramos? Onde estão nossos desejos e mentes em tempo de Quaresma? Será no mundo que nos rodeia e nos sufoca com mil e uma propostas?

“O coração humano vive inquieto até descansar em Deus” (S. Agostinho conf. I, 1, 1).  Será que nossa angústia e tristeza não será a falta de ouvir a Deus, a sua Palavra? Os Evangelhos na Quaresma são bem pontuais na mensagem de Jesus: no caminho do deserto, fazer as escolhas. Transfiguração - a revelação que há de vir e a voz do Pai: “Este é meu Filho Amado; escutai-O!” O sinal - quem crê... Crer em Jesus...  A casa de Oração, o espaço onde Deus se oferece em seu Corpo, a proclamação da vida, morte e Ressureição.


Visitamos as Obras de Misericórdia: 7 espirituais e 7 corporais. Elas são um verdadeiro bálsamo, um oásis no deserto, que santifica a nossa vida. Uma delas, como visitar um doente ou participar da dor do irmão que sofre em suas circunstâncias ou pecado, fazer uma leitura edificante a alguém distante de Deus, para que, ao ouvir o Senhor, que o transforme como fonte de bênção de Deus - “Devemos abrir a boca para abençoar o nosso irmão, para adorarmos ao Senhor. Quem guarda a boca e a língua, preserva das angústias a sua alma e de muitos males”. (Provérbios 21, 23).   E assim, transcorridos os dias da Paixão do Senhor, celebramos com júbilo a festa da Páscoa, com o coração exultante na esperança da festa das alegrias eternas.

           Finalizo, pedindo as bênçãos do Bom Jesus da Quaresma, de modo especial às nossas coirmãs nos lares, às doentes, às que sofrem, e todas que fazem as visitas aos doentes. Que Nossa Senhora das Dores seja o consolo - Ela que acompanhou Jesus no Calvário, seja também na alegria da Ressurreição.

Desejo uma Santa Quaresma ao que lerem a comunicação, e uma Santa Páscoa do Senhor.  Feliz Páscoa! Cristo Ressuscitou! Aleluia. Aleluia.

Cordialmente,

 Iria Urnau – Coord. Geral

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Dia do Santo Padroeiro SFS

 


São Francisco de Sales

 Dia 24 de janeiro - a solenidade do Grande Santo.

O Santo Bispo e Doutor da Igreja, exemplo para todo o povo católico, é o padroeiro dos jornalistas.

São Francisco de Sales, com seus escritos, se tornou um guia espiritual de vida cristã, principalmente da vida consagrada, em especial para a Ordem da Visitação de Santa Maria (que ele mesmo fundou) e para toda a família salesiana baseada em sua doutrina.

 

São Francisco de Sales

 Para nós hoje, um exemplo de vida cristã. Ele dizia: “Somos o que somos diante de Deus e nada mais. E “Não perca a oportunidade de fazer o bem.”

Para a Ordem da Visitação de Santa Maria, SFS é Pai e Fundador. As demais ordens de vida Consagrada como as Irmãs Oblatas, os Oblatos, o Instituto Secular e toda grande família salesiana incluindo as Associadas, se inspiram na espiritualidade do Santo Padroeiro.

“O que cresce não faz barulho, é a graça de Deus”(SFS). Sejamos sinais da presença de Deus no mundo de hoje. “Seja o que você é, e seja com Santidade”(SFS).

Assim, fazemos um convite:

Considere consagrar-se nos Institutos de Vida Consagrada, para o louvor e a glória de Deus, do Coração de Jesus e para o bem da Santa Igreja de Jesus Cristo.