segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Duplo Jubileu

 


“A
Vida Consagrada será, para nós,

momento de evangelizar a própria vocação

e de testemunhar a beleza do seguimento de Cristo”.

 

 Duplo Jubileu

·        80 anos de Fundação

·        60 de Reconhecimento Diocesano - Viena /Áustria


Tudo se resume pelo SIM

Pelo Sim de Maria, a Salvação entrou no mundo.

Jesus, o nosso Salvador e mestre, é o que move o coração de todos os consagrados.

Nosso instituto não é diferente. Rendemos graças a Deus pelas pessoas que há 80 anos escutaram e assumiram esse Chamado e começaram o Instituto.

Na Igreja de Santa Anna em Viena/Áustria, moças solteiras em busca de orientação espiritual e aprofundamento de sua vida cristã se reuniram num grupo.

Padre Francisco Reisinger OSFS, começou seu apostolado inspirado em São Francisco de Sales. E se utilizou da base, o livro da Filoteia de SFS.

Como o objetivo era o apostolado leigo, uma construção de uma vida interior profunda, a base seria o espírito de São Francisco de Sales, as orientações dele mesmo contidas neste livro.

Após uma jornada de estudos e formação, no dia 4 de junho 1944, doze delas oficializaram seu “SIM”, fazendo os votos de consagração. Assim se resume o começo de nosso Instituto.

O nosso Carisma é: Viver a Espiritualidade de São Francisco de Sales e os Conselhos Evangélicos no meio do mundo.

Conforme o fundador, a intenção é “O fio condutor do nosso pensar e o método do nosso atuar: ser uma comunidade vivente no mundo, com profunda vida interior e zelo por Cristo e seu Reino.”

Os Institutos Seculares se fundamentam nos documentos do Magistério da Igreja.

Segundo o Direito Canônico (Nº 710-740), os Institutos Seculares apontam para um novo e original estado de vida consagrada no meio do mundo, respondendo como vocação e missão no contexto sociocultural secularizado.

O reconhecimento jurídico da Consagração Secular pela Igreja se deu em 1947, pela Constituição Apostólica “Provida Mater Ecclesia”, pelo Papa Pio XII’ e o Documento Papal Motu Próprio Primo Felicite (1948).

O Consagrado Secular deve buscar levar uma vida de perfeição cristã, em todo tempo e lugar. Tem a missão de Cristianizar as famílias, as profissões e a sociedade, exercendo o apostolado de múltiplas formas.

         Somos herdeiros de uma esperança dos que tiveram a coragem de sonhar e começar. E nós hoje queremos cantar louvores pelo nosso Instituto: 80 anos de fundação e 60 anos de reconhecimento pela igreja.  Minha gratidão a todas e a cada uma, pelo esforço e colaboração que nesta data comemorativa pudemos vivenciar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário