quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

NOTA DE FALECIMENTO


É com grande pesar que as Salesianas do Instituto Secular São Francisco de Sales comunicam o falecimento da irmã Assunta Borella, ocorrido ontem, 27 de fevereiro às 11h45min no hospital de Palmeira das Missões.

Assunta Borela foi cativada para viver como Consagrada Secular quando participou no Retiro das Moças Secretárias de Paróquia, pois ela trabalhava na Paróquia em Getúlio Vargas. Convidada por Hedy Bergman, Assunta entrou no Instituto iniciando o Noviciado em 17/02/70. Em 20/02/72 fez os 1º votos, indo trabalhar na Paróquia N.ª S.ª do Rosário de Stª Bárbara, com os Oblatos Pe Guilherme e Pe Eugênio e Ir. Markus. Depois trabalhou por 19 anos na Casa de Formação dos Padres Oblatos na Vila Stª. Isabel – Viamão/RS.
 Ali, em 1987, se formou o Grupo de consagradas do Instituto Secular SFS/ Porto Alegre, do qual Assunta foi a Coordenadora.
Em 30/11/2002 foi inaugurada na Santa Isabel/Viamão, a Casa de Acolhida, um projeto social do grupo das Consagradas do Instituto Secular de SFS junto com os Padres Oblatos. Esta casa servia em dar hospedagem para os doentes do interior que estavam fazendo tratamento de saúde nos hospitais da capital. Assunta Borela morou e administrou a casa até se aposentar quando retornou para morar na sua terra natal por um período.
Depois, foi morar em Palmeira das Missões. Ela e a Hedy compraram uma casa de moradia, onde Assunta morou muitos anos, e ainda foi por alguns anos ajudar os Padres OSFS na casa de formação em Jabuticaba. Após isto, retornou para viver na sua casa na companhia da também consagrada Neli Bueno. Tendo Neli falecido, Assunta seguiu sozinha e, em 2015 durante o Retiro, sofreu um AVC. Recuperou-se bem, com sequelas muito leves.
Sentindo-se em condições, preferiu continuar morando sozinha. Acontece que em 12 de fevereiro ela caiu, mas se levantou. Com dor na perna, foi ao posto de saúde, medicaram. Mas a dor não passou e, no sábado dia 24 teve de ser internada em Palmeira, onde fizeram mais exames descobrindo que ela tinha quebrado  a bacia, e já deu infecção generalizada  que levou à morte na terça-feira, 27 de fevereiro.
Ela recebeu os últimos Sacramentos, com acompanhamento no Hospital de Pe. Nildo e Pe Carlos, mais as irmãs de Palmeira.
Foi velada no Salão da Capela SFS durante a noite, pelas colegas Salesianas mais o  Pe Nildo  e alguns paroquianos. Após a missa de corpo presente, seu corpo foi transladado para Marau, onde ocorreu o enterro no jazigo da família Borella.
Deus recompense Assunta por tudo que fez. Resta-nos a memória e exemplo dela, que viveu dedicada à sua missão de “Viver o Evangelho no meio do mundo”, conforme o carisma do Instituto.

Iria Urnau - Coordenadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário