domingo, 16 de agosto de 2020

Filoteia , ou Vida Devota - o que é

 

Livro: Filoteia ou Vida Devota

“Não desanime por causa de suas imperfeições e

 das dificuldades da vida. Levante-se sempre com nova coragem.” sfs

Depois de varias reflexões sobre a vida de oração do livro Filoteia, hoje vamos refletir um pouco sobre a expressão “Vida devota”. A vida devota a que São Francisco de Sales se refere não são as devoções populares ou aos Santos, veja como ele fala:

“A verdadeira  devoção - Filoteia,  pressupõe o amor a Deus, ou melhor, ela mesma é o mais perfeito amor a Deus. Esse Amor chama-se Graça...- Se nos dá  força e vigor para praticar o bem,  assume o nome de caridade.” ( Parte I pg 29) “Numa palavra, devoção não é nada mais do que uma agilidade e viveza espiritual da qual a caridade opera em nós. E a devoção consiste essencialmente num amor acendrado[i]...” (pg 30)

São Francisco de Sales, nos seus escritos usa muitas metáforas, alegorias e comparações de modo natural, com coisas da natureza,  para  melhor compreendermos a espiritualidade aplicada no cotidiano.

“A devoção é útil a todos os estados e circunstâncias da vida. - A  verdadeira devoção nada destrói, ao contrário, ela tudo aperfeiçoa. Uma comparação de Aristóteles: a abelha tira o mel das flores sem machucar e as deixa intactas e frescas como as achou; a devoção verdadeira ainda faz mais porque não só em nada estorva o cumprimento dos deveres dos  diversos estados e ocupações da vida, mas também os torna  mais meritosos  e lhe confere lindo ornamento.” (pg 36)

E mais: contempla a escada de Jacó, a qual é uma verdadeira imagem da vida devota. Os dois lados da escada representam: um lado a oração que suplica o amor a Deus e o outro, a recepção dos sacramentos que o confere. Os degraus são os diversos graus de caridade, pelos quais se sobe de virtude em virtude, ora abaixando-se até servir o próximo e suportar-lhe  as fraquezas, ora guiando o espirito pela contemplação, até à união  caritológica com Deus.” ( pg 34 )

 Os termos usados na Sagrada Escritura para caridade são os mesmos utilizados para Amor. Portanto, o fruto da caridade reflete uma vida que transborda amor. Um amor que tem sua fonte em Deus que é Amor (I Jo 4,8). O Evangelho nos diz: “Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles” (Mt 7,12). "A caridade verdadeira não considera nada inútil nem difícil no caminho ao próximo.” Sfs

“Portanto, como eleitos de Deus, santos e queridos, revesti-vos de entranhada misericórdia, de bondade, humildade, doçura, paciência.” (Cl 3,12). A Igreja ensina que a oração, somada à penitência e ao amor fraterno, é o alicerce para um caminho de santidade. Essa é a essência da “vida devota”: Amor e Caridade.

Na próxima, mais um passo no caminho de viver a Santidade.

Iria

 

 



[i] Acendrado = que se purificou; depurado, aperfeiçoado, acrisolado, apurado.

"o amor da fé"

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário