domingo, 23 de agosto de 2020

Mais um Passo na Reflexão do livro da Filoteia

  

“Nem sempre podemos oferecer a Deus grandes coisas, mas,

em todo instante podemos oferecer-lhe

pequenas coisas com grande amor.”

Santa Joana F. Chantal

Estamos já no mês de agosto, em que celebramos nossos intercessores: Santa Joana de Chantal no dia 12 e no dia 21 o nascimento de SFS.  A amizade espiritual de Francisco e de Joana os ajudou a desenvolver mutuamente as melhores qualidades de um ser humano: um amor total a Deus e ao serviço a seu povo. Todos os santos nos mostram o caminho de santidade. Eles foram ontem o que nós somos hoje. Mas, a Santidade é uma escolha, porque Deus nos dá a liberdade e capacidade da escolha.  Foi através da Santa Joana que nasceu o livro da Filoteia.

 

 Na primeira parte do Livro da Filoteia, São Francisco de Sales, nos Capítulos de IX ao XIII ele diz: “1 Põe-te na presença de Deus. 2 Pede a Deus que te inspire. Nestes Capítulos ele orienta como caminho da Santidade, a necessidade de começar pela purificação da alma. Ex: “Para ter flores no campo, diz o Esposo Sagrado é preciso haver o tempo das podas.” Que flores são essas para nós? As flores são os bons desejos, mas precisam de cuidado, e de purificação de tudo que é supérfluo e das “obras mortas” (pecados).

Assim, nestes capítulos toda fala traz presente o seguinte:  O ser humano e seu Criador (Deus), a finalidade da missão, a mão de Deus e sua Fidelidade, a nossa infidelidade e  ingratidão a Deus; a   gratidão  pelo amor de Deus (os afetos e resoluções). Fala da confissão, do Juízo, do céu e do inferno.  Como todo livro, são orientações minuciosas e profundas, todas perpassadas pela Palavra de Deus.

 Conforme o Salmo: “Que coisa é o Homem, para dele lembrares, o filho do homem para o visitares? No entanto, o fizeste só um pouco menor que um deus de glória, e de honra o coroaste.” (Sl 8,5-6) E em Efésios: “não entristeçais o Espírito Santo de Deus, com o qual fostes selados para o dia da redenção. Toda amargura, cólera, ira, gritaria e blasfêmia sejam eliminadas do meio de vós, bem como toda a maldade.”  (Ef 4, 30-31) para isso, SFS nos encoraja: “Não desanime por causa de suas imperfeições, causa das dificuldades da vida. Levante-se sempre com nova coragem, e recomeçar cada dia novamente.” Lembremos o que diz outro salmo:Senhor, tua bondade dura para sempre, não abandonas a obra de tuas mãos.” (Sl 137,8)

São Francisco de Sales  também reza: “Eu vos  bendigo, meu Deus , aceitando esta dádiva que vos aprove fazer-me. Ó Jesus, meu  Salvador, aceito com todo  reconhecimento de que sou capaz  a honra e graça que me fazeis ,de querer amar-me Eternamente...”( pág. 80)  

Devemos dar atenção a viver o essencial e descobrir, redescobrir um pouco mais, o grande amor de Deus para conosco, que se revelou no sofrimento e na morte de Jesus Cristo.  A Paixão de Jesus Cristo é o melhor meio para levar as almas à conversão, até mesmo as mais empedernidas.” (São João da Cruz)

Nestas Orientações, é bom fazer uma parada, e fazer um check-up para ver como podemos progredir no cominho da Santidade. 

Até a próxima.

Iria


Nenhum comentário:

Postar um comentário