domingo, 26 de julho de 2020

A oração mental


Reflexões do Livro: Filoteia

Pôr- se na presença de Deus  - a oração mental

“Onde quer que estejamos, podemos e devemos aspirar à vida perfeita no amor de Deus.” SFS

Essa preparação consiste em três pontos: Pôr-se na presença de Deus, pedir as luzes e inspirações, fazer a reta intenção, propor-se o mistério que se quer meditar.

Primeiros Passos da Meditação:

- Refletir profundamente e firmemente - “Presença de Deus”
A meditação é uma atividade da mente, uma oração do impulso fervoroso do coração para Deus.  Compenetrado nesta verdade, conforme o Salmo: “... Para onde poderia eu escapar da tua presença? Se eu escalar o céu, aí estás; se me lançar no mais profundo do mar, igualmente aí estás. (Sl 139,7-8).
E segundo meio é: Deus está em ti mesmo, no fundo da tua alma que te anima e sustenta, vivifica a divina presença em ti. A Palavra de Deus diz que “em Deus vivemos, e nos movemos e existimos.” (Atos 17, 28). Com esse profundo respeito inicia uma confiança de diálogo, de amizade.
O terceiro meio que nos ajuda é o Filho de Deus, lembrar sempre que Jesus passou a vida fazendo o bem e morreu por nos amar. O quarto meio é ter a confiança que Jesus está sempre conosco na vida e na história, como  quis ficar no Santíssimo Sacramento - o Pão consagrado. 
                
 E com fé iniciamos o dia com Deus, invocando a Santíssima Trindade no Sinal da Cruz: Pedir a graça de passar o dia na presença de Deus. “Quero caminhar com Ele e ser sinal do seu amor”. O Espírito Santo, que habita em nós desde que fomos batizados, gera em nosso interior a presença de Deus Pai e de Deus Filho; assim alcançamos a graça.

- Fazer a “Reta Intenção”: “Meu Deus, dá-me tua graça. Tudo o que faço e sofro te ofereço.”  Oferecer o Dia com reta intenção: tudo que vou viver, todas as ocasiões, orações, alegrias, dores, compromissos, desafios, projetos, pessoas que encontrar ou conviver, sonhos, conquistas. Cada novo dia é como presente dado por Deus, para recomeçar e progredir na vida  espiritual.

       - Então, abrir-se à unção do Espírito Santo para que possa compreender a importância da oração e o sentido que ela pode trazer para a tua vida.   Somos fracos, por nós mesmos não podemos nada, assim peça ao Espírito Santo força e coragem para ser testemunho da verdade e para perseverar na oração, que “ninguém pode dizer Jesus é o Senhor, a não ser pela ação do Espírito Santo” (1Cor 12,3). Esse é o momento do exercício, do preparo de rezar bem,  e  colocar-se  no coração de Deus.
 Comecemos por cultivar essa amizade com Deus, seguir em frente. Mais outros passos na próxima reflexão.
Iria

domingo, 19 de julho de 2020

Necessidade da Oração (Livro da Filoteia)

“A oração é o alimento da alma, uma amizade com Deus.”
(S. Terezinha)
Rezar ou ter uma vida de oração, pode não ter o mesmo significado. Fazer orações diárias, vocais ou devoções a santos, no entanto, não tem uma vida de oração. Vida de oração é mais profunda é impregnada no ser.  No Evangelho Jesus pergunta ao Jovem: “Amas-me de todo coração, toda tua alma, com todas as forças, e com todo entendimento?” (Lc,10,27). Por isso, é indispensável o cultivo da oração no cotidiano.
São Francisco de Sales, foi feliz quando escreveu que: “a oração é a água da graça”. No Evangelho Jesus oferece à Samaritana “água viva” (Jo 4,10). Jesus nos convida, vinde a mim, todos vos que estais cansado...” (Mt11,28) e, “Se alguém tem sede, venha a mim, e beba quem crê em mim” — “Do seu interior correrão rios de água viva”.  (João 7.37-39)  É um convite: “Venha à mim” - nós que devemos ir até a fonte da graça.  
São Francisco de Sales, sugere um caminho, uma disciplina na oração pessoal.  E indica seis passos. ( Filoteia Parte II; Cap. I)
1) Colocar-se na presença de Deus: um breve silêncio, um refrão de canto, se desconectar de tudo e do barulho interior.
2)      Invocar o Espirito Santo: canto ou oração de invocação. “O Espirito vem em socorro de nossa fraqueza” (Rom 8,26)
3)    O louvor afestiva apresentar-se diante de Deus: louve a Deus em cada momento do dia. Pedidos e súplicas, de perdão e das dificuldades, coloque o dia nas mãos de Deus.
4)   Meditação do mistério, da Palavra vida de Jesus: Leia evangelho do dia, ou liturgia das horas ou um Salmo.
5)    Suplica de intercessão: Oração oral, de oferecer, agradecer, louvar...
6)   Conclusão, intercessão: aos santos, ao anjo da guarda e a Maria Santíssima, por si pelo outros.

 Para viver a Oração - São Francisco Sales sugere um caderninho, para anotações de bons propósitos, da oração; o que Deus quer... o que Deus me falou.  E mais, anotar uma palavra ou frase para viver; ter presente e recorrer a ela várias vezes durante o dia.

 Que a vida de oração não perca a graça por não ter raízes. Esse caminho pode ajudar a rezar melhor; fortalecer-se a viver a luta dos desafios no diário.
Faça uma experiência.
Até a próxima.
Iria


domingo, 12 de julho de 2020

A oração no Livro Filoteia


Há vários métodos de rezar: há quem reze o terço, participe da Missa, leia a Bíblia. Ou formas de rezar: oração vocal ou leitura da Palavra, meditação, contemplação. “Grande arte é saber conversar com Jesus, e grande prudência conservá-lo consigo...” (Imitação de Cristo, 3, pag. 108)

Mas, o que é a oração?

São Francisco de Sales, na Filoteia nos orienta a uma vida de oração:
“A oração, fazendo o nosso espírito penetrar na plena luz da divindade, expondo a nossa vontade abertamente aos ardores do amor divino, é o meio mais eficaz de dissipar as trevas de erro e ignorância que obscurecem a nossa mente e de purificar o nosso coração de todos os seus afetos desordenados. É ela a água da graça, que lava a nossa alma de suas iniquidades, alivia os nossos corações opressos pela sede das paixões e nutre as primeiras raízes que a virtude vai lançando, que são os bons desejos.”  (Parte II; Cap. I)

Apreciamos Deus, através da oração que é a fonte da Graça; de onde emana ou procede todo bem. Ela nos conduz no caminho reto. Assim, SFS diz três verbos (coisas) que a oração faz em nós: lava, alivia, nutre.
a) A oração lava nossa alma e purifica das más inclinações e pecados.
b) Alivia nossa consciência das paixões desordenadas. Ela é a raiz da graça, das virtudes, da vontade de fazer o bem e viver a caridade de Cristo.
c) A oração dia a dia na nossa vida nutre as raízes das virtudes, os desejos de vencer os desafios e obstáculos e ser perseverante nos bons propósitos.

"Não sabemos o que havemos de pedir para rezarmos como deve ser.” (Rm 8, 26)
“A humildade é a disposição necessária para receber gratuitamente o dom da oração: o homem é um mendigo de Deus.” (Catecismo da Igreja Católica,2559)

 Percebe a riqueza da oração!
Semana que vem abordaremos o “Como rezar”.
Saudações Iria

sexta-feira, 3 de julho de 2020

Filoteia - livro de SFS


Livro: Filoteia - Introdução à vida Devota
 Autor: São Francisco de Sales

Vida devota; pessoa que ama a Deus. FILO: alma enamorada de Deus.
A Filoteia é um verdadeiro manual para o fiel que aspira à Santidade. Esse Livro é fruto de uma caminhada de orientação espiritual vivida por SFS e, primeiramente dirigido à pessoa que busca viver profundamente seu Batismo.
Vamos conhecê-lo:  SFS era um Bispo de Genebra e Orientador
Espiritual, escrevia dezenas e dezenas de cartas espirituais para pessoas comuns, cidadãos do mundo, mas que buscavam viver a vida cristã; não eram monjas, nem sacerdotes. Ele escreveu para pessoas que vivem na realidade do mundo, mas que amam a Deus e querem crescer no caminho de Deus, pessoas resolutas, determinadas. Este livro traz estas orientações que São Francisco escreveu e servem a todas as pessoas em qualquer tempo.
Para pessoas iniciantes esse colóquio com Deus é diferente das que já estão na terceira ou sétima morada no caminho de Santidade conforme Santa Tereza D`Ávila, são níveis de união espiritual.
Pois bem. São Francisco de Sales dividiu esse livro em 5 partes, um verdadeiro manual para edificar-se na Santidade. Além de melhor compreender, é aprender conselhos práticos, uma série de reflexões com temas do cotidiano, como: Orações, meditações, confissão, comunhão com Deus. Assim, SFS propôs para quem inicia um caminho de Santidade, pôr as coisas em ordem.
O Livro tem uma finalidade bem precisa, uma transformação e, para haver progresso deve-se começar pelo interior da pessoa.
Pense um pouco nestes temas; na semana que vem tem mais...
Coord. Iria