domingo, 26 de julho de 2020

A oração mental


Reflexões do Livro: Filoteia

Pôr- se na presença de Deus  - a oração mental

“Onde quer que estejamos, podemos e devemos aspirar à vida perfeita no amor de Deus.” SFS

Essa preparação consiste em três pontos: Pôr-se na presença de Deus, pedir as luzes e inspirações, fazer a reta intenção, propor-se o mistério que se quer meditar.

Primeiros Passos da Meditação:

- Refletir profundamente e firmemente - “Presença de Deus”
A meditação é uma atividade da mente, uma oração do impulso fervoroso do coração para Deus.  Compenetrado nesta verdade, conforme o Salmo: “... Para onde poderia eu escapar da tua presença? Se eu escalar o céu, aí estás; se me lançar no mais profundo do mar, igualmente aí estás. (Sl 139,7-8).
E segundo meio é: Deus está em ti mesmo, no fundo da tua alma que te anima e sustenta, vivifica a divina presença em ti. A Palavra de Deus diz que “em Deus vivemos, e nos movemos e existimos.” (Atos 17, 28). Com esse profundo respeito inicia uma confiança de diálogo, de amizade.
O terceiro meio que nos ajuda é o Filho de Deus, lembrar sempre que Jesus passou a vida fazendo o bem e morreu por nos amar. O quarto meio é ter a confiança que Jesus está sempre conosco na vida e na história, como  quis ficar no Santíssimo Sacramento - o Pão consagrado. 
                
 E com fé iniciamos o dia com Deus, invocando a Santíssima Trindade no Sinal da Cruz: Pedir a graça de passar o dia na presença de Deus. “Quero caminhar com Ele e ser sinal do seu amor”. O Espírito Santo, que habita em nós desde que fomos batizados, gera em nosso interior a presença de Deus Pai e de Deus Filho; assim alcançamos a graça.

- Fazer a “Reta Intenção”: “Meu Deus, dá-me tua graça. Tudo o que faço e sofro te ofereço.”  Oferecer o Dia com reta intenção: tudo que vou viver, todas as ocasiões, orações, alegrias, dores, compromissos, desafios, projetos, pessoas que encontrar ou conviver, sonhos, conquistas. Cada novo dia é como presente dado por Deus, para recomeçar e progredir na vida  espiritual.

       - Então, abrir-se à unção do Espírito Santo para que possa compreender a importância da oração e o sentido que ela pode trazer para a tua vida.   Somos fracos, por nós mesmos não podemos nada, assim peça ao Espírito Santo força e coragem para ser testemunho da verdade e para perseverar na oração, que “ninguém pode dizer Jesus é o Senhor, a não ser pela ação do Espírito Santo” (1Cor 12,3). Esse é o momento do exercício, do preparo de rezar bem,  e  colocar-se  no coração de Deus.
 Comecemos por cultivar essa amizade com Deus, seguir em frente. Mais outros passos na próxima reflexão.
Iria

Nenhum comentário:

Postar um comentário