terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Advento 2020

 

Advento

O Advento é, em primeiro lugar, a marca de um Novo ano litúrgico. No sentido da Teologia, recorda a dimensão histórica da Salvação.

Assim, neste 3° domingo do advento, manifestação da alegria de poder celebrar a graça da vida, Maria visita com alegria Isabel e o Deus que se revela na história e a vida na natureza humana.

Etimologicamente, a palavra advento é:  aparecimento, chegada (de alguém ou algo) que vem do Latim "Adventus", que significa chegada, vinda, aquele que há de vir.

O profeta Isaías, que viveu no século VI a.C., na realidade da Babilônia deste período, tem um boa contribuição para ilustrar o significado do advento. Na 3° parte do livro, onde o Profeta Isaias proclama a vinda do Salvador e sinaliza uma aliança, um encontro de Deus com seu povo, o povo fiel com o dia do Senhor, ele diz:

Ø     “De pé! Deixa-te iluminar!  Chegou a tua luz! A glória do Senhor te ilumina. Sim, a escuridão cobre a terra. As trevas cobrem os povos, mas sobre ti brilha a luz do Senhor. As nações caminharão à tua Luz.” (Is 60, 1-3)

Ø     "Está chegando o Libertador para Sião... Esta é minha aliança pessoal para com eles, diz o Senhor, O meu espírito está em ti. (Is 59, 20-21)

Ø     “Sião deu à luz... Pôs no mundo um filho do Homem... Pode nascer um país inteiro num só dia. Pode-se dar à luz uma Nação de uma só vez”. (Is 66, 7-8)

Ø     “O Senhor diz: Guardai o direito, praticai a justiça. A minha Salvação está para chegar, minha justiça vai aparecer.” (Is 56,1)

Sião torna-se uma mãe de uma forma maravilhosa, e os habitantes da cidade experimentam conforto e riqueza de graça. O próprio Deus consola, como sua mãe consola os filhos.

João Batista é a voz que clama: “preparai os caminhos do Senhor”.

 Para os cristãos e toda a Igreja, o Advento é um belo itinerário litúrgico, um momento forte de mergulhar na mística cristã, é um tempo de preparação para viver o arrependimento e promover a fraternidade e a Paz na expectativa da alegre espera pela vinda do Messias prometido. A promessa da vinda de Deus Salvador como luz inaugurando uma nova forma de diálogo com a humanidade, uma iniciativa manifestada no cuidado e ternura pelo ser humano, criado à sua imagem e semelhança, através de Maria que escutou a voz do Senhor no diálogo com o anjo Gabriel.

E hoje os cristãos, mesmo no silêncio e vigor de cuidar a família, com inúmeras dificuldades e provações, por vezes contrário à lei de Deus, escutar palavras de boa educação são sementes de esperança e consolo, da dignidade na vivência social e humana.  O grande Bispo São Francisco de Sales costumava dizer que uma boa educação já é meio caminho à Santidade.

Iria Urnau

Nenhum comentário:

Postar um comentário