quinta-feira, 10 de junho de 2021

SÃO FRANCISCO DE SALES: O SANTO DO CORAÇÃO

 


Hoje a igreja celebra a festa do Coração de Jesus


A LINGUAGEM SIMBÓLICA DO CORAÇÃO

Na Tradição Bíblica, o termo coração por si só não significa amor, porque no interior do ser humano e na sua liberdade pode assumir atitudes de maldades, mortes, fechamento ou recusa do amor. No coração se situa a sede moral do ser humano, lugar das decisões livres, nele a pessoa humana pode dizer sim ou não, tanto ao próximo como a Deus. Por isso, o coração não é apenas material, mas simbolicamente é o centro no qual o ser humano toma consciência de si mesmo.

O Coração de Jesus por ser muito mais que um símbolo, tornou-se manifestação da infinita misericórdia de Deus. O Coração de Jesus representa o centro originário da realidade humana do Filho de Deus. A palavra coração quer representar não apenas a realidade de Deus, mas também o coração humano de Jesus e todo o seu amor humano e divino pela humanidade.

Segundo o bispo de Genebra - Francisco de Sales - existe uma ligação estreita entre Deus e o ser humano. Em tal ligação, Deus é o fundamento e a fonte original do amor, e o ser humano, desejado por amor, é capacitado para o amor e é digno do amor. Nisso se baseia toda a sua teologia e a sua pastoral. Ele realça: “Todo o ensino da Igreja é o amor”.  Uma vida baseada na fé deve, para Francisco de Sales, ser nutrida da fonte original do amor. O amor do coração deve ser atuante na vida espiritual e deve marcá-la.  Em seu conhecido livro “Filoteia” ele descreve essa atitude de uma maneira que distingue a verdadeira devoção das várias atitudes.

A piedade deve estar em harmonia com a vida no mundo. Sim, deve ser vivida aberta e alegremente para o mundo, no meio do mundo, porque uma vida de fé combina com cada estado de vida e com cada profissão. Otimismo e alegria são frutos de um amor que vem do coração, como atitudes básicas da vida cristã.

“Me parece bem, se deve começar no ser humano interior ... Porque o coração é a fonte de nossas ações, estas vão ser assim, como está feito o nosso coração. Com uma palavra: quem ganhou o coração, possui a pessoa toda.” (Filoteia, III, 23). O interior do ser humano é o essencial, o coração.

(A meditação retirada dos escritos do  Pe. Herbert Winklehner - Oblato SFS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário