sábado, 4 de junho de 2022

Vem, Espírito Santo, vem!

 

Pentecostes

“A alma do cristão é um reino

cujo Rei soberano

 é o Espírito Santo. ”

SFS

 

Para nós cristãos, a festa de Pentecostes recorda o dia em que diversos povos acolheram a mensagem de Cristo e se tornaram seus discípulos. A Escritura da encarnação da Palavra e a fé em Cristo ressuscitado, são sinal visível da presença de Jesus, um Deus-conosco.

É um itinerário, que o fiel deve estar atento a alguns passos da fé. Estamos no período alegre da Páscoa, em que nossos corações são reconfortados por Jesus Cristo, que se eleva aos céus e envia o defensor, o consolador, que nos ensinará todas as coisas.

Mas, o mundo das relações humanas não tem tanto espaço para ouvir o Paráclito, que anima e sustenta nossa caminhada na terra. Por vezes experimentamos os sofrimentos de muitos irmãos, devido à ausência de fraternidade, sem abertura para solidariedade, a fraqueza humana se fecha no individualismo e egoísmo.

A transformação precisa vir acompanhada de um grande despertar espiritual. Afinal, quando cultivamos nossa vida interior, como ensina São Francisco de Sales, estreitamos nossos laços de intimidade com o Sagrado, e a vida floresce.

    Por isso, clamamos: “Vem, Espírito Santo! Vem iluminar! Vem e renova a face da terra, acendei em todos o fogo do amor”. São Paulo nos orienta: “Deixai-vos conduzir pelo Espírito...” (Gal 5,16). E quando nos deixamos conduzir pelo Espírito, os frutos que ele gera em nossas vidas são: “caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança” (Gal 5, 22-23).

Esse o desejo para cada Salesiana e leitor: a força e paz do Espírito Santo neste Pentecostes, com as ricas bênçãos neste ano Festivo Jubilar.

Cordialmente,

Iria Urnau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário