domingo, 8 de outubro de 2023

Mês do Rosário – mês missionário

 

Reflexão:

Festa de Nossa Senhora do Rosário: o povo Cristão, pela fé em Deus e em Nossa Senhora, na reza do Santo Rosário venceu a batalha naval de Lepanto.

 Hoje, depois de 2 mil anos, temos a mesma batalha, mas "batalha invisível". Na firmeza da nossa fé, nas fraquezas humanas, eis a graça e força da oração do santo Rosário.

Com o mesmo vigor rezamos hoje:  "A minha alma engrandece o Senhor (...). Doravante TODAS AS GERAÇÕES me chamarão bem-aventurada (...). Depôs poderosos de seus tronos e aos humildes exaltou" (cf. Lc 1,46ss).

Deus confirma seu poder na humildade e fé de uma "simples mulher"... que soube dizer “eis aqui a serva do Senhor”; simples mulher que foi fiel a Deus até na cruz de seu Filho. Por isso, concluída sua jornada terrestre, é a primeira a receber, e antecipadamente, a graça da ressureição.

Dobramos os joelhos e imploramos a Maria mãe de Deus e nossa Mãe, que derrame as bênçãos do céu sobre a “Terra de Santa Cruz”, nosso Brasil, e todo o mundo. Nós, seus filhos, que nas nossas batalhas cultivamos a fé que recebemos no batismo, como discípulos e missionários do seu filho Jesus.  O consolo por ter feito o bem a alguém, por ter sido justo, por ter sido bom cristão em atitudes e obras.

 Neste ponto de vista Francisco de Sales dedicou, no livro “Tratado do Amor de Deus”, uma reflexão detalhada sobre a oração. A oração é, também, o grande caminho para um mais íntimo amor a Deus e a Jesus Cristo, para a superação de tudo que é fraco e todo o luxo na pessoa humana; e para o sempre faz mais firme o seguimento de Cristo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário