domingo, 12 de julho de 2020

A oração no Livro Filoteia


Há vários métodos de rezar: há quem reze o terço, participe da Missa, leia a Bíblia. Ou formas de rezar: oração vocal ou leitura da Palavra, meditação, contemplação. “Grande arte é saber conversar com Jesus, e grande prudência conservá-lo consigo...” (Imitação de Cristo, 3, pag. 108)

Mas, o que é a oração?

São Francisco de Sales, na Filoteia nos orienta a uma vida de oração:
“A oração, fazendo o nosso espírito penetrar na plena luz da divindade, expondo a nossa vontade abertamente aos ardores do amor divino, é o meio mais eficaz de dissipar as trevas de erro e ignorância que obscurecem a nossa mente e de purificar o nosso coração de todos os seus afetos desordenados. É ela a água da graça, que lava a nossa alma de suas iniquidades, alivia os nossos corações opressos pela sede das paixões e nutre as primeiras raízes que a virtude vai lançando, que são os bons desejos.”  (Parte II; Cap. I)

Apreciamos Deus, através da oração que é a fonte da Graça; de onde emana ou procede todo bem. Ela nos conduz no caminho reto. Assim, SFS diz três verbos (coisas) que a oração faz em nós: lava, alivia, nutre.
a) A oração lava nossa alma e purifica das más inclinações e pecados.
b) Alivia nossa consciência das paixões desordenadas. Ela é a raiz da graça, das virtudes, da vontade de fazer o bem e viver a caridade de Cristo.
c) A oração dia a dia na nossa vida nutre as raízes das virtudes, os desejos de vencer os desafios e obstáculos e ser perseverante nos bons propósitos.

"Não sabemos o que havemos de pedir para rezarmos como deve ser.” (Rm 8, 26)
“A humildade é a disposição necessária para receber gratuitamente o dom da oração: o homem é um mendigo de Deus.” (Catecismo da Igreja Católica,2559)

 Percebe a riqueza da oração!
Semana que vem abordaremos o “Como rezar”.
Saudações Iria

Nenhum comentário:

Postar um comentário