domingo, 19 de julho de 2020

Necessidade da Oração (Livro da Filoteia)

“A oração é o alimento da alma, uma amizade com Deus.”
(S. Terezinha)
Rezar ou ter uma vida de oração, pode não ter o mesmo significado. Fazer orações diárias, vocais ou devoções a santos, no entanto, não tem uma vida de oração. Vida de oração é mais profunda é impregnada no ser.  No Evangelho Jesus pergunta ao Jovem: “Amas-me de todo coração, toda tua alma, com todas as forças, e com todo entendimento?” (Lc,10,27). Por isso, é indispensável o cultivo da oração no cotidiano.
São Francisco de Sales, foi feliz quando escreveu que: “a oração é a água da graça”. No Evangelho Jesus oferece à Samaritana “água viva” (Jo 4,10). Jesus nos convida, vinde a mim, todos vos que estais cansado...” (Mt11,28) e, “Se alguém tem sede, venha a mim, e beba quem crê em mim” — “Do seu interior correrão rios de água viva”.  (João 7.37-39)  É um convite: “Venha à mim” - nós que devemos ir até a fonte da graça.  
São Francisco de Sales, sugere um caminho, uma disciplina na oração pessoal.  E indica seis passos. ( Filoteia Parte II; Cap. I)
1) Colocar-se na presença de Deus: um breve silêncio, um refrão de canto, se desconectar de tudo e do barulho interior.
2)      Invocar o Espirito Santo: canto ou oração de invocação. “O Espirito vem em socorro de nossa fraqueza” (Rom 8,26)
3)    O louvor afestiva apresentar-se diante de Deus: louve a Deus em cada momento do dia. Pedidos e súplicas, de perdão e das dificuldades, coloque o dia nas mãos de Deus.
4)   Meditação do mistério, da Palavra vida de Jesus: Leia evangelho do dia, ou liturgia das horas ou um Salmo.
5)    Suplica de intercessão: Oração oral, de oferecer, agradecer, louvar...
6)   Conclusão, intercessão: aos santos, ao anjo da guarda e a Maria Santíssima, por si pelo outros.

 Para viver a Oração - São Francisco Sales sugere um caderninho, para anotações de bons propósitos, da oração; o que Deus quer... o que Deus me falou.  E mais, anotar uma palavra ou frase para viver; ter presente e recorrer a ela várias vezes durante o dia.

 Que a vida de oração não perca a graça por não ter raízes. Esse caminho pode ajudar a rezar melhor; fortalecer-se a viver a luta dos desafios no diário.
Faça uma experiência.
Até a próxima.
Iria


Nenhum comentário:

Postar um comentário