sexta-feira, 3 de julho de 2020

Filoteia - livro de SFS


Livro: Filoteia - Introdução à vida Devota
 Autor: São Francisco de Sales

Vida devota; pessoa que ama a Deus. FILO: alma enamorada de Deus.
A Filoteia é um verdadeiro manual para o fiel que aspira à Santidade. Esse Livro é fruto de uma caminhada de orientação espiritual vivida por SFS e, primeiramente dirigido à pessoa que busca viver profundamente seu Batismo.
Vamos conhecê-lo:  SFS era um Bispo de Genebra e Orientador
Espiritual, escrevia dezenas e dezenas de cartas espirituais para pessoas comuns, cidadãos do mundo, mas que buscavam viver a vida cristã; não eram monjas, nem sacerdotes. Ele escreveu para pessoas que vivem na realidade do mundo, mas que amam a Deus e querem crescer no caminho de Deus, pessoas resolutas, determinadas. Este livro traz estas orientações que São Francisco escreveu e servem a todas as pessoas em qualquer tempo.
Para pessoas iniciantes esse colóquio com Deus é diferente das que já estão na terceira ou sétima morada no caminho de Santidade conforme Santa Tereza D`Ávila, são níveis de união espiritual.
Pois bem. São Francisco de Sales dividiu esse livro em 5 partes, um verdadeiro manual para edificar-se na Santidade. Além de melhor compreender, é aprender conselhos práticos, uma série de reflexões com temas do cotidiano, como: Orações, meditações, confissão, comunhão com Deus. Assim, SFS propôs para quem inicia um caminho de Santidade, pôr as coisas em ordem.
O Livro tem uma finalidade bem precisa, uma transformação e, para haver progresso deve-se começar pelo interior da pessoa.
Pense um pouco nestes temas; na semana que vem tem mais...
Coord. Iria




Nenhum comentário:

Postar um comentário