quarta-feira, 2 de setembro de 2020

A necessidade do exercício para renovar e conservar a alma na vida devota.


“É tão grande o bem que espero,

 que a dor com prazer tolero.” SFS

Já estamos na oitava reflexão na trilha do caminho da Santidade ensinado no livro da Filoteia. Começamos conhecendo o livro, vários capítulos da vida de oração e meditação, a vida devota, a purificação da Alma. Os primeiros oitos capítulos. Da V Parte, hoje refletimos a jornada da vida interior de nós mesmos, sob vários aspectos de exames: positivos e negativos, limites e qualidades, autoconhecimento e exames para a confissão.

a)          “O primeiro ponto deste exercício   consiste em reconhecer bem a sua importância. A fragilidade e as más inclinações da carne que agravam a alma e arrastam para as coisas da terra... Eis aí a razão, Filoteia, por que deves renovar assiduamente os bons propósitos de servir a Deus ...” (pg 419)

b)                       Olhar o dia: ver a presença de Deus dentro de mim, ao redor. Que foi bom? Que sentido encheu meu coração? Com que intenções eu fiz as coisas? Onde e quando  renovei  as intenções?  Como vivi as virtudes? etc. “Nunca perca uma oportunidade de fazer o bem.” Sfs

c)                      Estado da alma - Dialogar consigo mesmo: que amor cultivo? Que penso de mim mesma perante Deus? Como está o meu amor próprio?  Caprichos com os sentimentos, emoções, saber escolher a liberdade interior, equilibrar as ofensas, mágoas e ressentimentos, o bem conviver. “E quanto à tua linguagem, como é que falas de Deus?”(Pg 428)  “Para mudar o mundo devemos primeiro mudar a nós mesmos.” Sfs

d)                       O amor ao próximo: Encontrei Deus no irmão hoje? Que pensamentos me ocuparam? Com quais palavras e ações ocupei o meu tempo?  Quanto tempo usei para auxiliar os necessitados? Qual foi a ofensa recebida? E como foi o perdão oferecido? O que mais me deixou tranquilo? “Pega-se mais moscas com uma gota de mel do que com um barril de vinagre.” sfs

e)                       A gratidão:  Sei reconhecer o bem em mim e nos outros, valorizar os talentos dos outros e suas atitudes no trabalho, nos serviços  de ajuda? Sei perceber e agradecer a ação de Deus no meu viver e agir? As superações e a busca de uma vida espiritual, é preciso oferecer e entregar tudo a Deus. “Que dizes a teu coração a respeito de Jesus Cristo? Achas nele prazer?  As abelhas gostam de estar ao redor do seu mel...” (Pg 428)

f)                       Os temores e paixões: Descobrir as verdades sobre si mesmo, o apego às coisas terrenas e às relações fraternas e humanas, o egoísmo e a indiferença... "A caridade verdadeira não considera nada inútil nem difícil no caminho a próximo.” sfs


A Confissão: São Francisco Sales  nos aconselha uma retrospectiva da nossa vida após as meditações. No Cap XIX, Primeira Parte, ele diz: “Uma confissão geral, Filoteia , nossos pecados  forçosamente nos desagradarão muitíssimo,  porque são ofensas a Deus, ao contrário  a confissão de nossos pecados se tornará suave e consoladora, pela honra que,  com isso, damos a Deus.” ( pag 86)

 

Como é importante! perceber aos detalhes e a importância do “exame de consciência” antes de realizar uma confissão. Também trazer em mente de sempre “pôr-se na presença de Deus e pedir ao Espírito Santo sua luz. Em cada uma das partes do exame hás de notar bem as faltas, quer para as confessar, quer para pedir conselho, ou para formar sobres elas  a tuas resoluções e fortificar teu espírito”. SFS

"Digo, pois:  deixai-vos conduzir pelo Espírito e não satisfareis os apetites da carne. Porque os desejos da carne se opõem aos do Espírito, e estes aos da carne; pois são contrários uns aos outros. É por isso que não fazeis o que queríeis. Se, porém, vos deixais guiar pelo Espírito, não estais sob a Lei. Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus. Ao contrário, o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança. Contra estas coisas não há Lei. Pois, os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne com as paixões e concupiscências. Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito.”   (Gl 5, 16-25)

Na próxima refletiremos sobre os passos das considerações.

Iria Urnau


Nenhum comentário:

Postar um comentário