domingo, 6 de setembro de 2020

As considerações para renovar os bons propósitos

Livro da Filoteia - 9° passo.

 

Após um longa reflexão pela  via do exame de consciência, São Francisco de Sales propõe  cinco considerações para caminhar  cultivando os bons propósitos, no progresso da espiritualidade: “Empreguemos bem o tempo de Deus a fim de que ele nos dê sua eternidade.” sfs

Primeira Consideração: “a grandeza da alma” - a sua capacidade e liberdade de amar e buscar viver o que eleva ao infinito, ou também não enterrar os talentos e dar as costas à missão do reino, que Deus nos criou com amor eterno. “Deus não quer que ele ache repouso em parte alguma, como a pomba que saiu da arca de Noé, para que volte a seu Deus de quem se tem afastado.”

Segunda Consideração: o Sabor no viver das virtudes, que trazem uma realização em sua prática da caridade. O contraponto é a cólera e tristeza e o sabor disso é a amargura. “Ó vida  devota, quão bela  és tu e quão suave e agradável, suaviza as aflições e aumentas a suavidade  das consolações”.

A alegria interior é o resultado de uma profunda sintonia da criatura com seu Criador. É uma alegria que mesmo nas dificuldades permanece e nos dá paz e confiança no futuro. Como dizia Paulo: “Nos gloriamos [inclusive] nas tribulações sabendo que a esperança em Deus não é defraudada”. (Rom. 5, 3)

Terceira Consideração:  O exemplo da vida dos Santos - “Amaram  devotamente Deus com perfeição -  e com força  de espírito desprezaram as coisas do mundo [...]  Abraçaram sem reserva as suas resoluções e as mantiveram sem exceção [...] Os Santos eram o que nós somos, faziam tudo pelo  mesmo Deus e trabalharam  por adquirir  as mesmas virtudes”.(SFS)

Quarta Consideração: O amor de Jesus Cristo - O segredo da ação de Jesus é criar as disposições interiores adequadas para Ele poder atuar.  E o segredo das disposições interiores são algumas pequenas escolhas que faço. “Ó santas resoluções, quão preciosas sois, sendo o fruto da paixão de Nosso Senhor!” (SFS)

Quinta Consideração: Considera o amor eterno que Deus tem tido por nós. Antes da encarnação e da morte da  Jesus Cristo a Majestade divina te amava infinitamente e te predestinava para seu amor. [...] Ó Deus, quão preciosas devem ser essas resoluções que desde toda eternidade a divina Sabedoria e bondade tinha em vista!

“Olhai as aves do céu:

não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros;

contudo, o Pai celestial as alimenta.

Não têm vocês muito mais valor do que elas?

(Mateus 6,26 )

São louváveis as resoluções, “como uma árvore  de vida que Deus plantou no meio do nosso coração, e que nosso Senhor veio regar com seu sangue,  para que produza frutos” . (pg 442) A santidade depende de nós, é questão de perseverança, de humildade e de confiança absoluta em Deus. E o uso frequente dos sacramentos, as boas obras, o cuidado de reconhecer  as faltas  e corrigi-las. Pede a Deus que te renove interiormente e te conserve assim pelo poder de seu espirito. Essa prática possibilita o crescimento na amizade com Deus.

Até a próxima.

   Iria

Nenhum comentário:

Postar um comentário