domingo, 13 de setembro de 2020

Procedimentos para concluir os exercícios

 Livro   Filoteia  - Passo 10


No décimo passo conclui-se com um roteiro dessa reflexão, e com sentimento de gratidão e de responsabilidade em viver a constante busca  da Santidade.

 Antes de tudo, você, de manhã, vai se prostrar diante da face de Deus e adorá-lo das profundezas da sua alma; depois vai dirigir os  seus pensamentos para ele e contemplar a sua eterna vontade, que ele quer ser amado por você, e através do amor, ser unido com o seu coração. Por isso você vai elevar o seu coração para esta sublima bondade, e colocar-se nos braços amorosos desta santa vontade. Você vai unir o seu coração, com toda a força, através desta ou parecidas afirmações: “Sim, meu Deus, minha alma se sujeita a tua vontade, e quer para sempre, inseparavelmente estar unida com a tua intenção e sujeita a ela.” A renovação que se faz deve ser pronunciada muitas vezes, com coração e com os lábios estas ardentes palavras

 “Ó Jesus que vive em mim, tudo o que posso chamar de meu, lhe pertence.”  “ Ah! Senhor, é vossa bondade paternal que acolhe meu coração, por pior que seja, para trazer frutos dignos de vós, a quem  eu devo tudo isso”.

“Pratica, pois, animosamente estes exercícios assim como os deixei apontados e Deus te dará tempo e força bastante para os teus negócios, mesmo que fosse necessário fazer parar o sol, como aconteceu a Josué. Sempre fazemos muito, quando Deus trabalha conosco”.(SFS pg 446)

Podemos, por meio das Sagradas Escrituras encontrar Deus e escutá-lo, mas não podemos deixar de lado esse tesouro: precisamos transformar a Palavra de Deus em “carne” na nossa vida. Por meio da oração, buscamos realizar o pedido de Jesus: “Sede perfeitos como o pai Celestial é perfeito.” (Mt 5,48).

Através da obra da Redenção de Jesus se concretiza em nossas vidas a perfeição da vida cristã que consta na união – harmonia – da nossa vontade com a vontade de nosso Bom Deus, que é a mais alta regra e a lei de todas as atividades. Um silêncio que não seja uma forma de isolamento, mas um “discernimento orante” que se predisponha a escutar “o Senhor, os outros e a própria realidade. Portanto, é bom ter um roteiro de exercícios práticos bem organizado, também ter um orientador ou confessor espiritual “A fé é o raio do céu que nos faz ver Deus em todas as coisas e todas as coisas em Deus.” Sfs

  Passeando por esses dez passos da Espiritualidade Salesiana, você que leu e gostou, e te ajudou, deixa teu recado no espaço dos comentários logo abaixo.

Cordialmente,

Iria – IS SFS

Nenhum comentário:

Postar um comentário